Netizens

Não se baseie apenas na teoria das gerações. Nos parece que ela não é mais suficiente.

Netizens

Who are you?

Em tradução livre, termo netizen é uma junção das palavras internet e cidadão, como em um "cidadão da rede" ou "cidadão líquido". Ele descreve uma pessoa ativamente envolvida em comunidades online ou na Internet em geral. .


Kotler

A primeira vez que este termo apareceu, para mim, foi lendo o livro 4.0 do Kotler. Com a leitura, ficou claro que este comportamento online criou um novo personagem com características muito próprias e isso interfere, inclusive, no marketing (que era a perspectiva do livro). No entanto, a origem do termo é atribuída a Michael Haube.

Este novo cidadão, por sua capacidade de interação online influencia até o fenômeno coreano K-Pop. Para se ter uma ideia, as comunidades online são chamadas de K-Netizens.


O significado da contribuição de Hauben para a apreciação do surgimento do netizen é um sentimento mais profundo de que a Internet é acompanhada por uma expansão da plenitude do empoderamento humano. Em 2012, a antropóloga cultural Shirley Fedorak resumiu a contribuição de Hauben. Ela escreveu. "Os estudos descobriram que uma maior participação no cenário político é influenciada pelo acesso à informação. De fato, Michael Hauben identificou uma nova forma de cidadania emergente do amplo uso da Internet. Hauben cunhou o termo netizen e os considerou cruciais. para a construção de uma sociedade humana mais democrática: esses indivíduos são capacitados pela Internet e a usam para resolver problemas sócio-políticos e para explorar maneiras de melhorar o mundo.


Seu artigo de 1993 "Senso comum: o impacto que a rede tem na vida das pessoas" (tradução livre - link do artigo original abaixo ) foi uma análise das respostas que Hauben recebeu às perguntas que ele postou em grupos de notícias e listas de discussão. O artigo começa... "Bem-vindo ao século XXI. Você é um netizen (um cidadão da rede) e existe como um cidadão do mundo graças à conectividade global que a rede torna possível. Você considera todo mundo como seu compatriota. Você vive fisicamente em um país, mas está em contato com grande parte do mundo através da rede global de computadores. Virtualmente, você mora ao lado de todos os outros internautas do mundo. A separação geográfica é substituída pela existência no mesmo espaço virtual."


Eu, sinceramente, percebo 26 anos depois que a internet mudou o comportamento de consumo, de aprendizado, de relacionamento e influencia todos os conectados.


Para estes, os modelos educacionais precisam ser revistos. É isso que estamos buscando fazer.


Link do artigo original (em inglês): https://groups.google.com/forum/#!msg/alt.culture.usenet/M-C3Kq2ssRY/hY66QIJA_I8J

Fontes: Wikipedia British

5 visualizações

@1nkBrasil 2015 - 2020

1nk Brasil - Única Brasil Serviços Digitais

whatsapp-logo-icone.png